Cancelamento – Campeonato Nacional Pesca à Pluma

Por decisão (despacho) conjunta do Ministério da Administração Interna e de outros ministérios foi declarado que Portugal se encontra em situação de contingência até 17 de Julho, inclusive, tendo passado para situação de alerta nos dias 18 e 19 de Julho, face aos riscos de incêndio rural.

Tal despacho foi prorrogado para os dias 20 e 21 de Julho.

Assim, tem estado proibido o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem.

Isto significa que até à presente data não foi possível proceder à limpeza de acessos e à marcação dos tramos para a prova do Alva – por força das referidas restrições legais.

Por outro lado, mesmo que no dia 22 de Julho as medidas sejam alteradas para medidas mais permissivas, não será possível materialmente proceder à limpeza dos acessos nem à marcação dos tramos em tempo útil.

Ademais, prevê-se um novo aumento da temperatura para os próximos dias pelo que os riscos de incêndio irão manter-se e tudo indica que as medidas restritivas à circulação de pessoas nos caminhos rurais e outros se mantenham em vigor.

Assim, face a esta situação, entende a FPPD, após consulta da Comissão Técnica, que não existem possibilidades legais nem materiais para a realização da prova do Alva agendada para os dias 23 e 24 de Julho de 2022, devendo a mesma ser cancelada.

Em sua substituição, indica-se como datas alternativas o fim de semana de 3 e 4 de Setembro de 2022.

F.P.P.D.

Publicado em 20 /Jul /2022